Com informações do Ministério da Saúde
Para reduzir o tempo de espera em casos de urgência e emergências, o Ministério da Saúde entregou quatro ambulâncias do SAMU 192 para a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte da entrega de 156 ambulâncias para 114 municípios de 15 estados. Desses municípios, 94 vão receber uma ambulância pela primeira vez. São mais de 2 milhões de brasileiros beneficiados.
Na cerimônia de entrega das ambulâncias, nesta quinta-feira (27), em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo governo para levar o SAMU 192 a todos os cantos do país. “O que estamos fazendo aqui hoje é fortalecer esse serviço que salva vidas e reduz o tempo de espera por atendimento. É mais do que entregar ambulâncias. Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o SAMU. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”, ressaltou.
Recurso do Novo PAC
Essa entrega foi viabilizada por meio do Novo PAC, com investimento de mais de R$ 50,4 milhões. No dia 14 de março, o Ministério da Saúde entregou a maior quantidade de ambulâncias desde 2023. Foram 789 novos veículos para expansão e renovação da frota em 559 cidades de 21 estados. Dessa entrega, 86 ambulâncias eram Unidades de Suporte Avançado (USA), conhecidas como UTI Móveis. O Governo Federal não entregava unidades desse tipo desde 2018.