João Gabriel Leandro, 25 anos, natural de Mossoró, conquistou o segundo lugar na primeira edição da Olimpíada do Café, realizada entre os dias 13 e 15 de outubro de 2024, em Natal, no Rio Grande do Norte. A competição, promovida pela Comunidade Espresso Hub em parceria com o Sebrae-RN, reuniu especialistas do universo do café em diversas provas que testaram conhecimento técnico, preparo de bebidas e análise sensorial.
João Gabriel iniciou seus estudos em Gastronomia em 2019, em Natal, e logo se interessou pela área do café especial, que valoriza todos os elos da cadeia produtiva. A Olimpíada foi um desafio multidisciplinar para os competidores, que participaram de atividades como quiz teórico, criação de blends e apresentação clássica de espressos e drinques à base de café.
João destacou que o maior desafio foi administrar os tempos de cada prova, mantendo a pressão sob controle e focando na melhor apresentação possível. Ele utilizou o método de filtragem Pressca, uma inovação brasileira, e trouxe seus conhecimentos de gastronomia para propor uma visão dos sabores brasileiros, que ele considera únicos. As bebidas feitas por ele foram espresso, bebida com leite (cappuccino) e uma bebida autoral feita de espresso, suco de cupuaçu gaseificado, cumaru, xarope simples e flor de sal. Na escolha da flor de sal, além do papel sensorial, de ressaltar de forma delicada os sabores da bebida, João quis trazer também um elemento de Mossoró, para o representar de forma mais integral.
A competição foi realizada como parte da Agência Sebrae Festa do Boi 2024, e contou com a presença de 20 competidores. O evento foi idealizado por Edgard Bressani, primeiro juiz brasileiro certificado para competições mundiais de baristas, e promete se tornar um marco no calendário do setor.
Você precisa fazer login para comentar.