Os radares e as câmeras de videomonitoramento instalados em alguns dos principais pontos de Mossoró começaram a funcionar nesta terça-feira (1). Na Avenida João da Escóssia, uma das principais da cidade, basta passar pouco tempo para perceber a cautela dos motoristas em relação aos radares instalados próximos ao Estádio Nogueirão, trazendo uma dinâmica diferente para a via.
Este é um dos cinco coletores de velocidade instalados em Mossoró, que agora passam a funcionar de maneira integral, após o período de testes que vinha acontecendo desde o mês de fevereiro.
Os equipamentos também foram instalados na Avenida Presidente Dutra, Rua Melo Franco e na Avenida Rio Branco com a Rua Seis de Janeiro. Os locais foram escolhidos com base nos dados de acidentes e na necessidade de reforçar a segurança viária.
“Esses equipamentos têm uma tecnologia embarcada muito atualizada, em que nessa circunstância que é o controle de velocidade. O excesso de velocidade, ele vai fazer essa aferição.”, explica Luís Correia, diretor executivo de mobilidade urbana de Mossoró.
Os novos radares fazem o controle primário da velocidade, mas tem outras tecnologias como identificar se o carro tem queixa de furto ou roubo através de uma análise em banco de dados, além de identificar se o veículo é clonado.
A escolha dos locais foi definida com base no levantamento de dados da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem). Em 2024, 1.042 acidentes de trânsito foram registrados em Mossoró, com uma média de 11 sinistros por dia, gerando a necessidade da instalação desses radares em pontos estratégicos.
Os radares já estão em condições de realizar notificações e multar condutores que excederem a velocidade de 50km por hora nos trechos onde os aparelhos estão instalados, o que pode render multa para os motoristas.
Além dos radares, outro equipamento passa a funcionar a partir de hoje (1), que são as câmeras de vídeo monitoramento aqui em Mossoró. São 11 distribuídas em vários pontos da cidade, com monitoramento 24 horas por parte do Departamento de Trânsito, assim como também da Guarda Civil.
Os motoristas precisam ficar atentos porque infrações e regularidades no trânsito que forem pegas na câmera também podem render notificação.
“A tela ali que está sendo visualizada pelo agente de trânsito, se ele identificar algum tipo de infração, está permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro para ser feita as devidas correções, como estacionamento irregular e assim por diante.”, explica Luís Correia.
As câmeras foram instaladas nos seguintes pontos:
Rua Santos Dumont com a Rua Coronel Gurgel;
Avenida Alberto Maranhão com a Avenida Augusto Severo;
Avenida Dix-Sept Rosado com a Travessa Martins de Vasconcelos;
Avenida Santos Dumont com a Rua Coronel Vicente Sabóia;
Rua Coronel Gurgel com a Rua Alfredo Fernandes;
Avenida Rio Branco com as Ruas Frei Miguelinho, Avenida Augusto Severo e a Felipe Camarão;
Rua Doutor João Marcelino com a Avenida de Diocesana;
Avenida Jerônimo Dix-Sept Rosado com a Rua Doutor Mário Negócio.