Com informações da Prefeitura de Mossoró
Promovido pela Prefeitura de Mossoró, o Programa Jovem do Futuro abriu 2.500 vagas para adolescentes mossoroense de 15 a 17 anos de idade. As inscrições tiveram início nesta terça-feira (04) e seguirão até o dia 10 de março.
O objetivo do programa é garantir formação cidadã, qualificação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Em 2023 e 2024, o programa já formou 2 mil alunos.
Nesta terceira edição, as vagas foram ampliadas, chegando a 2.500 para o primeiro semestre e mais 2.500 para o segundo semestre, totalizando 5.000 vagas ao ano.
Os candidatos selecionados receberão fardamento, material didático e uma bolsa de estudos, cujo valor foi ampliado de R$ 300,00 para R$ 350,00, durante um período de quatro meses.
As inscrições podem ser feitas pelo site jovemdofuturo.mossoro.rn.gov.br ou pelo aplicativo Jovem do Futuro, uma novidade já disponível para Android e iOS. Os jovens que precisarem também podem efetuar a inscrição nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Para participar do Jovem do Futuro, os candidatos devem ter entre 15 e 17 anos e 11 meses no período do curso, residir em Mossoró, estar regularmente matriculado e frequentando a rede pública de ensino municipal, estadual ou federal da cidade, além de possuir renda per capita não superior a um salário mínimo. A família do participante também precisa estar inscrita e com os dados atualizados no Cadastro Único do município.
O programa será realizado em duas etapas. Na primeira fase, os participantes receberão formação cidadã, por meio de aulas, palestras, seminários e oficinas sobre cidadania, sociedade e direitos e deveres. Já na segunda fase, os jovens terão capacitação prática para o mercado de trabalho e empreendedorismo, através de cursos técnicos profissionalizantes.