Com informações da Uern
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) levará a municípios do interior do Rio Grande do Norte uma série de ações e atividades artísticas e culturais gratuitas, com apoio de um equipamento cultural móvel, adquirido pela universidade em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
As ações fazem parte do Uern Cultura Viva, programa de extensão que a instituição lançará no próximo dia 15 de abril, no pátio da Reitoria, em Mossoró. O programa tem o objetivo de integrar ações e projetos desenvolvidos na universidade, nos campos da cultura e arte, com atividades de artistas, grupos artísticos e mestres da cultura popular, com atuação nos diversos territórios do estado.
As ações serão desenvolvidas também com parceiros como o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Educação, e prefeituras municipais.
O Uern Cultura Viva prevê o lançamento de editais específicos de estímulo à cultura e arte na universidade; formalização de acordos de cooperação com grupos artísticos; parcerias interinstitucionais; e uma itinerância levando atividades de leitura, escrita, audiovisual, artes cênicas e música a comunidades rurais, quilombolas e indígenas, onde o acesso a equipamentos culturais é escasso.
O programa está alinhado com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uern, assim como com as metas dos planos estadual e nacional de cultura, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Equipamento itinerante levará ações para locais distantes do centro urbano
Para esta ação será utilizado o MovCEU, um equipamento cultural itinerante, adquirido pela Uern, com recursos próprios, em uma parceria com o Ministério da Cultura. A van conta com biblioteca, estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem a realização de apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural.
Seu objetivo é alcançar pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios afastados dos centros urbanos ou em áreas periféricas dos centros. Somente com a compra deste equipamento, a Uern investiu R$ 615.764,00. No Rio Grande do Norte, somente a Uern e a Prefeitura de Serrinha dos Pintos possuem o MovCEU.
“Fortalecer a cultura e democratizá-la é fundamental quando pensamos na garantia de direitos à população. Todos têm direito à cultura, e a Uern se une nesta luta, criando um programa de extensão com foco neste desafio. Para isso, vamos potencializar ações e projetos que já temos e vamos estabelecer parcerias para novas possibilidades. O MovCEU é uma dessas possibilidades”, comenta a reitora Cicília Maia.
De acordo com o Pró-Reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan, a universidade aderiu ao programa Territórios da Cultura no desafio de ampliar o alcance das ações e projetos culturais realizados na Uern. “É um momento muito feliz este em que a Uern passa a contar com um equipamento cultural móvel, que facilitará a chegada da Uern a diversos lugares do Rio Grande do Norte, com oficinas, palestras e apresentações artísticas”, destaca.
Programação do MovCEU
Neste ano, as ações do MovCEU estarão nas seguintes localidades: Sítio Pêga (Portalegre), Distrito de Soledade (Apodi), Assentamento Nova Esperança (Baraúna), Assentamento Rosa Luxemburgo (Carnaubais), Apanha Peixe (Caraúbas), Nova Barra de Santana (Jucurutu), Barreiras (Guamaré e Angicos). Nos municípios que possuem campus da Uern (Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Caicó, Patu e Assu) também haverá atividades ao longo do ano.
Na programação, serão desenvolvidas atividades como: oficinas de leitura e contação de histórias; mamulengos; oficinas de audiovisual e fotografia; oficinas de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo; mostras de audiovisuais; apresentações teatrais e de dança; apresentações musicais; e rodas de debates.