Localizado na Rua Mário Negócio, no Centro de Mossoró, o tradicional prédio da Associação Cultural e Esportiva Universitária, popularmente conhecido como Aceu, irá passar por uma grande reforma. O espaço pertence atualmente à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e está interditado pela Defesa Civil há vários anos, devido a problemas estruturais. O anúncio da reforma do Aceu foi feito pela reitora Cicília Maia, através das redes sociais.
“O Aceu é uma edificação histórica construída em meados dos anos 20, que, por muitos anos, serviu a eventos socioculturais, eventos públicos gratuitos e acessíveis à população do estado..Reconhecendo a importância histórica desse equipamento, a Uern vem mobilizando esforços no sentido de viabilizar recursos para as reformas necessárias à sua revitalização e, consequentemente, a reabertura ao público”, disse.
No sábado (21), foi publicado na edição do Jornal Oficial da Uern (Jouern), o resultado da licitação para a escolha da empresa responsável pela obra. Segundo Cicília, a reforma custará em torno de R$ 2 milhões, com recursos próprios da universidade, por meio da sua autonomia financeira. Ela também destaca que o espaço será transformado em um importante Centro Cultural.
“Nos próximos dias, nós deveremos assinar o contrato para formalização da licitação da reforma do prédio do Aceu, que vai funcionar como um importante Centro Cultural da Universidade, atendendo a comunidade universitária, atendendo os nossos estudantes, técnicos, docentes, também a classe artística e comunidade em geral”, concluiu.
O anúncio sobre a revitalização do Aceu, surge em meio às comemorações dos 56 anos da Uern. Ao longo desta semana, a universidade irá realizar diversas ações, com o encerramento na tradicional Assembleia Universitária, no próximo dia 27 de setembro, véspera do aniversário da instituição.