Com informações da Ufersa
O Projeto de Hortas do Programa Ufersa Sustentável distribuiu nesta segunda-feira (11), seis caixotes de coentro cultivado de forma orgânica para instituições filantrópicas de Mossoró. Foram beneficiadas a Associação de Amparo e Assistência Amantino Câmara, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, o Lar da Criança Pobre e o Albergue Mossoró. Daqui a 10 dias, as mesmas entidades receberão caixotes com alface.
A iniciativa, voltada ao fortalecimento da segurança alimentar e da sustentabilidade, desenvolvida pelo Setor de Produção de Mudas da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), valoriza a produção de alimentos sem agrotóxicos, promovendo alimentação saudável e de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade. “Essa é uma ação que sem sombra de dúvida irá trazer benefícios às instituições que trabalham para alimentar os necessitados. Nesse sentido, a extensão está contribuindo para a sociedade, porque fazer o bem nos faz bem”, destacou o agrônomo Giorgio Mendes, coordenador do Setor de Produção de Mudas.
Além do coentro e da alface, a chamada “cesta solidária” do projeto já cultiva outras hortaliças para doação, como pimentão, cebolinha, tomate cereja e rúcula. O Programa Ufersa Sustentável, que funciona há cerca de um ano, também mantém iniciativas como o Projeto de Spondias, o Projeto Arbóreas Forrageiras para alimentação animal e o Projeto Cidade Arborizada.
Entre as próximas ações previstas, estão cursos de hortas orgânicas, enxertia e produção de mudas. O programa ainda realiza doações de mudas frutíferas de cajá, cajarana e seriguela para municípios do Rio Grande do Norte, além de fornecer mudas arbóreas forrageiras a produtores rurais de Mossoró.