O Ministério da Saúde anunciou nesta terça (27) que ampliará vacinação contra a covid-19 para crianças com até 4 anos de idade. A recomendação inicial era pra crianças a partir dos 6 meses a 2 anos. Em Mossoró, a vacinação para esse público acontece apenas para quem já tomou a primeira dose. Segundo o coordenador de imunizações, Etevaldo Lima, o município não dispõe de doses o suficiente para aplicação da primeira dose do imunizante.
“Desde o início da liberação e da chegada das doses no nosso estado, o município de Mossoró recebeu apenas 370 doses. Um saldo insuficiente pra nossa demanda nessa faixa etária de seis meses a menor de três anos que é uma população de 9 mil crianças. A gente lembra que esse imunizante é recomendado três doses. A criança toma a primeira dose e com quatro semanas toma a segunda dose, ao tomar essa segunda dose com oito semanas é necessário uma terceira dose. Então estamos aplicando com um cronograma semanal pra não ter desperdício de doses” esclarece Etevaldo.
Contudo a baixa procura é outro ponto observado pelo coordenador. Ele destaca que foi elaborado um esquema de doses remasnescentes para evitar o despedício do imunizante. Ele explicou ao TCM Notícia que os frascos são abertos no início da manhã para a aplicação da D2, e somente no fim do dia, quando sobra algumas doses é aberto para a aplicação da D1 nas crianças que ainda não tomaram a vacina.
Além da aplicação de doses remasnescentes, outra estratégia adotada pela secreataria municiapal de saúde foi a elaboração de cronograma de aplicação das vacinas, para evitar a abertura desnescessária de frascos.
O cronograma acontece em cinco unidades básicas de saúde especificas, sendo uma por dia, confira a seguir:
Segunda-feira: UBS José Leão;
Terça-feira: UBS Maria Soares;
Quarta-feira: UBS Lucas Benjamin;
Quinta-feira: UBS Edgar Bulamarqui;
Sexta-feira: UBS Chico Costa.