Uma advogada e o cliente dela, um homem suspeito de homicídio, foram assassinados ao saírem da delegacia no município de Santo Antônio, no Agreste Potiguar, na tarde desta terça-feira (30).
De acordo com informações da Polícia Militar, o homem, ainda sem identificação oficial, foi conduzido para a delegacia do município pela manhã por suspeita de ter cometido o homicídio de um jovem de 19 anos durante uma vaquejada na cidade no domingo (28). No início da tarde desta terça, a advogada Brenda dos Santos Oliveira, de 26 anos, teria ido até a polícia para representar o suspeito.
Por volta das 15h30, Brenda e o cliente saíram da delegacia no carro da advogada e andaram cerca de 700 metros até serem abordados por criminosos. Os indivíduos efetuaram vários disparos contra os dois. A advogada chegou a perder o controle do carro, colidindo com outro veículo. As vítimas morreram no local antes da chegada do socorro médico.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB/RN) se pronunciou sobre o crime. De acordo com a OAB/RN, foi solicitado de imediato ao secretário de Segurança Pública do Estado o acompanhamento das investigações do caso.
O órgão repudiou o ato de violência que aconteceu enquanto a advogada estava em exercício profissional e afirmou se tratar de um ataque direto ao Estado Democrático de Direito. Foi decretado luto oficial de três dias pela morte de Brenda Oliveira.
Confira a nota completa da OAB
NOTA OFICIAL
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), a Seccional no Rio Grande do Norte (OAB/RN) e sua Caixa de Assistência (CAARN) receberam, com profunda indignação, a notícia sobre o assassinato da jovem advogada Brenda dos Santos Oliveira.
A advogada estava em pleno exercício de sua profissão quando foi alvo de um ato de violência injustificável, no município de Santo Antônio, no interior do Rio Grande do Norte.
De imediato, a OAB/RN, por meio de sua diretoria e da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, requereu ao secretário de Segurança Pública do Estado o acompanhamento rigoroso das investigações.
Ainda na tarde desta terça-feira (30), foi designada pelo presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, que a Comissão da Advocacia Criminal, por meio de seu presidente, Anesiano Ramos, acompanhe o inquérito policial instaurado pela Polícia Civil. Também foi designado que a Subseção de Goianinha intermedeie a assistência necessária aos seus familiares, a ser prestada pela Seccional.
O crime contra uma advogada em seu exercício profissional, além de uma violência bárbara, é um ataque direto ao Estado Democrático de Direito. O Sistema OAB seguirá vigilante para que o crime não caia na vala da impunidade.
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte
Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte
Você precisa fazer login para comentar.