O Rio Grande do Norte registrou uma queda de 14% nas mortes violentas nos primeiros seis meses de 2024. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Essa variação, comparada ao mesmo período de 2023, representa o melhor resultados dos últimos 14 anos no estado.
Para o Major Ivanildo Henrique, Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, os dados positivos representam o investimento realizado para a melhoria do serviço na área da segurança.
“Tivemos um aumento de efetivo e também de recursos e armamentos. Esses investimentos não aconteceram somente na Polícia Militar. O ITEP também teve um incremento no seu efetivo. Na Polícia Civil, da mesma forma. Hoje temos três delegados atuando na delegacia de homicídios, quando antes, era apenas um para realizar as investigações”, enfatizou.
Em números absolutos, 455 pessoas foram mortas no primeiro semestre deste ano, em contraste com as 529 mortes registradas no primeiro semestre do ano passado, ou seja, 74 crimes a menos. No mês de junho, a redução foi ainda mais significativa, com uma queda de 25% nas mortes em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Em Mossoró, no primeiro semestre, foram registrados 51 homicídios, com o aumento de 2% em relação ao ano de 2023. Em contrapartida, no mês de junho, a cidade contabilizou apenas três homicídios, contra 12, em 2023, totalizando uma redução de 75%.
“São números favoráveis e nós precisamos enaltecer esse trabalho. Sabendo que não é só um trabalho das Polícias Militar e Civil. Temos outros órgãos envolvidos em nível municipal, estadual e federal. Estamos todos envolvidos em um só propósito, que é manter o controle da criminalidade”, concluiu.