Clara Fonseca/Estagiária
Na manhã desta quinta-feira (31), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou da operação Lobo Mau, contra uma organização criminosa suspeita de produzir e armazenar conteúdos de exploração sexual infantil e estupro de vulnerável.
A ação foi coordenada pelo MP de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São José do Rio Preto, em parceria com a Polícia Civil de São Paulo.
No RN, a operação cumpriu outros 91 mandados expedidos pela Justiça paulista. Em Mossoró, o MPRN apreendeu um aparelho celular que será analisado com o objetivo de coletar provas que confirmem a autoria dos crimes. O órgão não informou a localização em que o celular foi encontrado não foi divulgada.
A operação Lobo Mau cumpriu outros 91 mandados de busca e apreensão em outros 19 estados e ainda no Distrito Federal. Ao todo, foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em São Paulo e ainda nos seguintes Estados: Acre (1), Bahia (4), Espírito Santo (1), Goiás (2), Maranhão (1), Minas Gerais (13), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (2), Pará (1), Paraíba (1), Pernambuco (3), Piauí (2), Paraná (2), Rio de Janeiro (10), Rondônia (3), Roraima (1), Rio Grande do Sul (1) e Sergipe (1). Um mandado também foi cumprido no DF.
A operação é uma força tarefa criada entre instituições e que contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, com foco no combate à exploração sexual infantil na internet.