Na manhã desta terça-feria (19), em Natal aconteceu o lançamento da pré-candidatura da ala bolsonarista ao Governo do Estado: o ex-vice-governador, Fábio Dantas (Solidariedade). Este é pelo menos o quinto nome do grupo testado para enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT) que busca a reeleição.
Durante o lançamento da pré-candidatura, Fábio Dantas publicou vídeo nas redes sociais falando sobre a disputa contra a Governadora Fátima Bezerra, dando o tom de polarização a campanha. “Eu sou Fábio Dantas, tenho orgulho de ser potiguar, sou pré-candidato a Governador contra o PT e a favor do Rio Grande do Norte”, disse ele em vídeo.
O assunto foi destaque em vários blogs da região.
O blog Diário Político avalia o vídeo e diz que apesar do pré-candidato ter começado vídeo falando que o RN é o estado mais bonito do Brasil, ele criticou de cara a forma superficial da gestão de Fátima: “mas o Governo do Estado não funciona, a saúde e a educação estão péssimas e a segurança é um caos, uma gestão fracassada, sem obras e que só governa para um partido”. Dantas disse ainda: “As pesquisas já indicam que dois em cada três potiguares querem tirar Fátima do governo. É por isso que eu estou aqui, pra fazermos as transformações que o estado precisa se você não quer ser governado pelo PT, a gente tem muita coisa em comum”.
Já segundo o blog de Carol Ribeiro, bem articulado na grande Natal e junto à classe política, Fábio Dantas tem menos de seis meses para se tornar conhecido da população norte-riograndense e viabilizar candidatura ao Governo do RN. Além do apoio de Brenno Queiroga (SDD), que retirou a pré-candidatura e anunciou apoio ao correligionário, Fábio Dantas agrega o apoio que Rogério Marinho já tinha do PP, PL, PSC e outros partidos, 12 deputados estaduais e quase 100 prefeitos, e isso o qualificou para ser o escolhido pelo partido Solidariedade para a disputa.
Fábio Dantas tem passagem pelo Partido Comunista do Brasil, inclusive afiliado ao PCdoB, partido que esteve como vice-governador na gestão de Fábio Faria. Contudo, a escolha de Fábio Dantas não é consenso. Onze movimentos de direita no RN, apoiadores de Bolsonaro, divulgaram nota de repúdio rejeitando a indicação do nome. Um trecho da nota diz: “Vemos incrédulos com as narrativas criadas em favor dessa indicação contrária às bandeiras da direita conservadora”.