O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está na reta final de preparação para o pleito do dia 2 de outubro. A correria acontece no Brasil e fora dele também. É que alguns brasileiros morando fora pediram a justiça eleitoral o direito de votar.
O mossoroense Alcides Andrade e a esposa estão morando no Canadá desde o ano passado, mas se engana se você acha que eles não estão na expectativa para o dia 2 de outubro. Os dois vão votar no consulado da cidade de Toronto. Mas pra isso eles vão ter que rodar 112 km até a cidade.
“Nunca [deixei de votar], sempre votei. Vai ser minha primeira vez fora de Mossoró. Votei a primeira vez em 98 com 16 anos no colégio das irmãs, no Centro”, disse Alcides Andrade.
“Sempre fizemos questão de votar e especificamente nessas eleições sabemos o quanto cada voto é importante. Estamos felizes em mesmo estando longe podermos exercer o nosso direito de voto e ajudar a decidir o futuro do nosso país”, disse Kátia Jordana esposa de Alcides.
Só em Toronto onde Alcides vai votar são 17.755 brasileiros aptos a votar. Serão 181 localidades no exterior aptas a receber os votos dos brasileiros. A expectativa é que 697.078 eleitores residentes fora do país votem.
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, responsável pelos votos no exterior, informa que houve um acréscimo de 39,21% no número de alistados desde a última eleição geral, em 2018.
Os eleitores que votam no Brasil não podem votar em trânsito no exterior. E mesmo votando no exterior, também não é possível alterar o local de votação no exterior. Para votar no exterior é preciso pedir o registro eleitoral para esta modalidade de voto.
Voto em Trânsito
Segundo dados oficiais do TSE, 2.855 potiguares pediram voto em trânsito para votar fora do domicílio eleitoral, mas dentro do estado. Elas vão votar em Mossoró, Natal e Parnamirim.
Outros 4.179 vão votar em outros estados ou fora do país. O estado com mais eleitores de origem potiguar será São Paulo – com 960 votos em trânsito.
O Rio Grande do Norte será o domicílio eleitoral provisório para 6.933 eleitores de outros estados que vão estar aqui no dia 2 de outubro e pediram voto em trânsito. O maior número de votantes aqui vai ser do estado do Rio de Janeiro – 494 eleitores aptos.