A Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró foi realizada na tarde desta quarta-feira (01) após a posse dos 21 vereadores no Plenário do Legislativo.
Tomaram posse as vereadoras Marleide Cunha (PT) e Plúvia (PT) e os vereadores Lucas das Malhas (União), Wiginis do Gás (União), Genilson Alves (União), Raério Cabeção (União), Tony Cabelos (União), Ozaniel Mesquita (União), Ricardo de Dodoca (União), Petras (PSD), Thiago Marques (Solidariedade), João Marcelo (PSD), Vavá (Rede), Alex do Frango (PSD), Jailson Nogueira (PL), Vladimir de Cabelo de Negro (PSD), Mazinho do Saci (PL), Kayo Freire (PSD), Cabo Deyvison (MDB), John Kenneth (Solidariedade) e Dr. Cubano (PSDB).
Com 19 votos favoráveis e 2 contrários, a nova composição da Mesa Diretora contará com Genilson Alves (União Brasil) como Presidente e Raério Araújo (União Brasil) como Vice; o 2º Vice-presidente será John Kenneth (Solidariedade). O 1º Secretário será Petras Vinicius (PSD) e o 2º Secretário, Lucas das Malhas (União). O terceiro e quarto secretários serão Vladimir de Cabelo de Negro (PSD) e Mazinho do Saci (PL), respectivamente, ambos estreantes no Legislativo.
O mandato da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró será de dois anos (2025/2026), sendo permitida a reeleição na mesma legislatura ou em legislaturas distintas
Durante a escolha da Mesa Diretora, as vereadores Marleide Cunha e Plúvia, do PT, protocolaram um requerimento cobrando a presença feminina na composição.
“Faço esse pedido para que nós tenhamos nessa Mesa a representação de uma mulher, que representa 53% da população e 52% do eleitorado do município. É justo e democrático que elas estejam presentes na Mesa Diretora. Nós fazemos essa luta para que as mulheres estejam nos espaços de decisão política de forma visível e presente. Nós lutamos por uma sociedade sem machismo”, afirmou a vereadora Marleide Cunha.
Sobre a disputa para a 1ª secretaria, Genilson Alves disse que a formação da nova Mesa diretora é fruto de amplo diálogo, e que foi oferecida a 3ª secretaria às vereadoras Marleide ou Plúvia. “Não houve veto. Elas não quiseram fazer parte”, frisou.
Plúvia disse que não aceitou o cargo, porque considerou a 3ª Secretaria como espaço de “figurante”. Marleide classificou a 3ª Secretaria “espaço inferior” e que ocupar a 1ª Secretaria faria jus à mulher como maioria do eleitorado e da população.
Após a cerimônia de posse dos vereadores e a definição da Mesa Diretora, a sessão da Câmara foi suspensa e será retomada às 18h, quando haverá a posse de Allyson Bezerra (União) e Marcos Medeiros (PSD) nos cargos de prefeito e vice-prefeito de Mossoró, respectivamente. A cerimônia acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Você precisa fazer login para comentar.