O senador do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates (PT) irá assumir a presidência da Petrobras a partir de 2023. A indicação feita pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi confirmada nesta sexta-feira (30).
Com mais de 30 anos de atuação nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energias renováveis e recursos naturais, Jean Paul é advogado, economista, ambientalista, empreendedor e dirigente sindical. Nascido no Rio de Janeiro, ele fixou residência no RN desde 2005.
Em 2014 Jean Paul foi eleito como primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra (RN) para o período 2015-2022. Já em janeiro de 2019 assumiu a cadeira de senador pelo Rio Grande do Norte, com a eleição e posse de Fátima como governadora.
O nome do senador para assumir a estatal já estava sendo cotado. Durante a transição do governo, Prates foi coordenador de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e chegou a dar declarações sobre o futuro da Petrobras.
Pelas redes sociais, Jean Paul comentou a indicação de Lula, e falou sobre a importância da Petrobras para o país e sobre os planos para o futuro da empresa. “Após a posse do novo governo, teremos pela frente um processo burocrático, estabelecido pela legislação e pelos sistemas de governança da Petrobras, até que ocorra a formalização do meu nome como presidente da companhia”, escreveu Jean.