Os vereadores de Mossoró Paulo Igor (Solidariedade), Omar Nogueira (Patriota) e Isaac da Casca (MDB), realizaram protesto na noite desta quarta (18), na Praça Cônego Estevam Dantas, conhecida como Praça dos Hospitais, à luz de uma vela, cobrando o retorno da iluminação do setor. A ação dos vereadores movimentou as redes sociais e causou indignação da população contra a gestão municipal.
Segundo o blog Diário Político os vereadores não buscaram apurar o que aconteceu. “Em contato com Miguel Rogério, diretor executivo de infraestrutura da Prefeitura de Mossoró que nos repassou os esclarecimentos. Primeiro que a conta de luz está paga, em dia e mesmo que tivesse em atraso a Cosern somente cortaria o fornecimento de luz com aviso prévio, o que não aconteceu. O medidor não deixou de funcionar em momento algum”, descreve a publicação.
De acordo com Miguel, esta é pelo menos a quarta vez que algum vândalo abre o quadro elétrico e desconfigura a ligação automática das luzes daquela praça: “O equipamento é automático e programado para ligar e desligar na hora certa, mas alguém está abrindo a caixa e prejudicando a população”. O diretor afirma que vai buscar a existência de imagens de câmeras da área e já acionou a secretaria de segurança para impedir que a situação se repita.
Miguel Rogério atesta ainda que são vários os equipamentos municipais que estão sofrendo vandalismo e pede ajuda da população para denunciar: “Estão quebrando cadeados e abrindo as caixas. Está existindo uma verdadeira sabotagem e isso é grave”, registrou.
O problema de iluminação na praça dos hospitais não foi corrigido ainda durante a noite dessa quarta-feira (18) porque não existem equipes de plantão, mas logo no começo da manhã a situação foi solucionada.
Nota do Diário Político
Este inovador protesto dos parlamentares é importante e necessário para cobrar as autoridades a solução de problemas reclamados pela população. Em termos políticos foi impactante e o prefeito deve ter sentido a ação. Extrapolaram os limites do plenário da Câmara e entraram diretamente nos celulares dos mossoroenses com a viralização do vídeo. Os vereadores agiram midiaticamente de forma correta, mas agem com má fé ao não buscarem informações concretas com as equipes de infraestrutura do executivo. Reclamaram e só. Se fosse realmente um problema de gestão eles deveriam ter dado a solução. Do jeito que fizeram foi “crítica pela crítica”, sem contribuição efetiva ao bem comum, mas pelo caos e por politicagem.
Nota da Prefeitura de Mossoró
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, esclarece que a escuridão ocorrida na Praça dos Hospitais, bairro Santo Antônio, foi um ato de vandalismo.
De acordo com o Diretor Executivo de Infraestrutura, Miguel Rogério, criminosos desligaram a caixa de programação eletrônica da iluminação pública, motivando a escuridão da praça. “Quando tomamos conhecimento do fato, fomos até o local e constatamos que havia eletricidade no equipamento público, evidência de que não houve nenhum corte de energia”, afirmou ele.
A Prefeitura de Mossoró repudia veementemente tal ato de vandalismo, que representa ainda boicote ao serviço público – no qual o maior prejudicado é a população mossoroense.
Confira a reprodução do vídeo dos vereadores que circulou nas redes sociais.