Um grupo fez protesto na manhã desta quinta-feira (14), em frente às obras do Hospital da Mulher em Mossoró reivindicando a convocação dos aprovados no Concurso Público da Saúde do Estado, realizado em 2018. Segundo o grupo os aprovados integram o cadastro reserva mas ainda não foram convocados para atuar no hospital.
É o caso de Angélica Fernandes, assistente social aprovada no concurso que tem seu nome na lista de cadastro de reserva, mas ainda não foi chamada e vê com apreensão a proximidade do fim do prazo do vencimento do concurso.
“Ao todo 149 colegas em nossa categoria estamos aguardando ansiosamente a tão sonhada convocação. Nós que prestamos o concurso público ficamos com o sentimento de frustração. Pois existe a necessidade, mas não existe o interesse do Estado em relação a contratação”, enfatiza Angélica.
O protesto foi organizado pelos candidatos aprovados no concurso e eles exigem que os recursos humanos do hospital sejam de pessoas que foram aprovadas no mais recente processo e que há 10 anos não era realizado para preenchimento de vagas efetivas.
“Ainda estamos aguardando uma confirmação efetiva. Na última mesa de negociação estadual, durante a reunião permanente do SUS, a coordenadora da mesa disse que iria chamar os concursados, que são mais de 10 especialidades, mais de 1mil pessoas que devem ser convocadas. Contudo queremos uma segurança, uma palavra final da governadora que vai chamar”, destaca Sônia Godeiro, representante da comissão de defesa dos aprovados no concurso.
O governo do Estado havia firmado o compromisso de convocar os aprovados, mas não há uma definição da data para que o pessoal seja chamado.