Com informações da Assessoria de Comunicação da Ufersa
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido encerra o ano de 2025 com resultados históricos na área de propriedade intelectual, acumulando recordes simultâneos no número de registros de patentes, de marcas, de software e ainda o primeiro registro de desenho industrial.
No campo das patentes, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/Ufersa registrou 25 pedidos em 2025, superando o recorde anterior de 22 depósitos, em 2023. O número representa um crescimento aproximado de 40% em relação a 2024, evidenciando a maturidade do ambiente de pesquisa e o fortalecimento do apoio institucional à proteção das invenções desenvolvidas por pesquisadores da universidade.
Outro destaque expressivo foi o desempenho no registro de softwares, que atingiu um novo patamar em 2025 com 106 pedidos protocolados, um crescimento superior a 150% em comparação ao ano anterior. Para o professor Fabrício Cavalcante, diretor do NIT, o avanço é resultado, sobretudo, de ações de capacitação e orientação realizadas nos quatro campi.
No que diz respeito aos registros de marcas, o ano se encerra com 24 novos pedidos, um aumento superior a 140% em relação ao nosso recorde de 2022. “A ampliação desse indicador reforça a preocupação institucional não apenas com a geração de conhecimento, mas também com a consolidação da identidade e da valorização dos ativos intangíveis associados às inovações desenvolvidas na universidade”, explica o professor Fabrício.
O ano de 2025 será marcado pelo primeiro registro de desenho industrial da história da Ufersa. Na avaliação do professor Rodrigo Codes, reitor da universidade, o feito simboliza a abertura de uma nova frente de proteção em propriedade intelectual. “Estamos reforçando os investimentos e estratégias para a ampliação do nosso portfólio institucional com o potencial de crescimento das ações em inovação tecnológica”, reforça Codes.
Estamos reforçando os investimentos e estratégias para a ampliação do nosso portfólio institucional com o potencial de crescimento das ações em inovação tecnológica Rodrigo Codes, reitor da Ufersa
Crescimento histórico – Tanto em volume absoluto quanto em ritmo de expansão, 2025 se destaca como o ano de maior crescimento em registros de Propriedade Intelectual pela comunidade acadêmica da Ufersa. Esse desempenho é impulsionado, principalmente, pelo avanço nos registros de software, que passaram de 114 acumulados em 2024 para 220 em 2025, o maior incremento anual desde 2013.
Nos últimos doze meses, o total acumulado de patentes evoluiu de 79 para 104, enquanto as marcas avançaram de 29 para 52 registros. “Os números consolidam a Ufersa como uma instituição vocacionada ao ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. Em 2025 tivemos um total 155 PI geradas de um total de 386, o que reforça nosso papel estratégico pela transformação do conhecimento acadêmico em ativos protegidos e com potencial de impacto tecnológico, econômico e social”.





















































Você precisa fazer login para comentar.