A Polícia Federal, com apoio da Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP-MOSSORÓ), deflagrou na manhã desta terça-feira (16), a Operação Fechados, que investiga o contrabando de cigarros e associação criminosa. Durante a operação um homem distribuidor da organização, foi preso em flagrante.
Ao todo estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 8ª Vara Federal/RN, além de ter sido determinado o cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão com relação a quatro investigados em Mossoró/RN. Entre os locais foram cumpridos dois mandados de busca em mercadinhos, no Bairro Aeroporto, na área do Macarrão, que revenderiam cigarro contrabandeado.
Confira imagens da operação:
As diligências realizadas no curso da investigação permitiram identificar a existência de indivíduos que se reuniam com a finalidade de comercializar cigarros de origem estrangeira sem registro no país, cujo modus operandi consiste no transporte rodoviário dos produtos contrabandeados, os quais posteriormente são levados para depósitos em Mossoró, onde são armazenados e depois comercializados em cidades circunvizinhas.
Dentre os suspeitos, constam pessoas que já foram investigadas ou mesmo presas pela Polícia Federal em Mossoró pelo mesmo tipo de crime.
Os crimes imputados são os de contrabando qualificado (art. 334-A, §3º, CP) e associação criminosa (art. 288, do Código Penal), cujas penas, somadas, podem ultrapassar a 8 anos de prisão.
O delegado federal Francisco de Assis Rêgo conversou com a equipe de Jornalismo TCM, sobre a operação. “Nesse primeiro momento foram apreendidas 12 caixas de cigarros, que contém vários maços de cigarros. Essa mercadoria vem do Paraguai geralmente por barco ou terrestre mesmo. Eles recebem e distribuem”, destaca.
Assista a fala completa no vídeo abaixo.
Confira imagens da operação:
Você precisa fazer login para comentar.