A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) tem mantido vigilância em relação aos casos de ‘monkeypox‘, a varíola dos macacos, no Estado.
De acordo com os dados divulgados no último boletim, na segunda-feira (15), o RN tem atualmente 52 casos suspeitos da doença, 10 confirmados, 3 prováveis e 15 descartados.
A monkeypox já foi registrada em 96 países e totaliza 36.022 casos confirmados, com 13 óbitos. Em todo Brasil, 22 unidades da federação já têm registro da doença. São quase 3 mil casos confirmados. As autoridades de saúde estão em alerta.
Entre os casos confirmados no RN, um corresponde a um indivíduo entre 21 e 30 anos; 4 são de pessoas entre 31 e 40 anos; outros 4 de pessoas entre 41 e 50 anos; e 1 caso de um indivíduo de 51 a 60 anos.
Confira os casos por município
Como são definidos os casos
Caso suspeito: Indivíduo de qualquer idade que apresente início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva de Monkeypox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral) e/ou proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento), e/ou edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas.
Caso provável: Caso que atende à definição de caso suspeito, que apresenta um ou mais dos seguintes critérios listados abaixo, com investigação laboratorial de Monkeypox não realizada ou inconclusiva e cujo diagnóstico de Monkeypox não pode ser descartado apenas pela confirmação clínico-laboratorial de outro diagnóstico.
Caso confirmado: caso suspeito com resultado laboratorial “Positivo/Detectável” para Monkeypox vírus (MPXV) por diagnóstico molecular (PCR em Tempo Real e/ou Sequenciamento).
Você precisa fazer login para comentar.