A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) informou ao TCM Notícia os dados mais recentes da Monkeypox no Estado. Popularmente conhecida como Varíola dos Macacos, a doença foi confirmada em 14 pessoas e 59 casos estão em suspeita aguardando resultado de exames.
Os 14 casos positivos foram confirmados em pessoas do sexo masculino, são 9 em Natal, 4 em Parnamirim e 1 em Mossoró.
Os exames para verificar a doença são feitos pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e muitos casos estão aguardando o resultado. Por essa razão, de acordo com a Sesap, os números podem aumentar nos próximos dias.
Confira os casos por município
Como são definidos os casos
Caso suspeito: Indivíduo de qualquer idade que apresente início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva de Monkeypox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral) e/ou proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento), e/ou edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas.
Caso provável: Caso que atende à definição de caso suspeito, que apresenta um ou mais dos seguintes critérios listados abaixo, com investigação laboratorial de Monkeypox não realizada ou inconclusiva e cujo diagnóstico de Monkeypox não pode ser descartado apenas pela confirmação clínico-laboratorial de outro diagnóstico.
Caso confirmado: caso suspeito com resultado laboratorial “Positivo/Detectável” para Monkeypox vírus (MPXV) por diagnóstico molecular (PCR em Tempo Real e/ou Sequenciamento).
Você precisa fazer login para comentar.