A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) prorrogou por mais dez dias a campanha de vacinação contra a poliomielite no Rio Grande do Norte. A campanha que se encerraria no dia 30 de setembro, segue agora até o dia 11 de outubro. A medida se dá devido a baixa cobertura de imunização contra a paralisia infantil.
De acordo com a Sesap, apenas 49% do público alvo do RN tomaram a vacina. Entre os 167 municípios potiguares, apenas 27 atingiram a meta de 95% da população infantil vacinada.
A Sesap e os municípios já haviam pactuado anteriormente uma série de medidas, como horários flexíveis em postos de saúde e reforço da busca ativa, na expectativa de melhorar os índices.
SITUAÇÃO EM MOSSORÓ
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró/RN, a cobertura vacinal da poliomielite está em 41%, faltando 8.786 mil crianças serem imunizadas. Segundo o Coordenador de Imunização do Município, Etevaldo Lima, serão adotadas novas estratégias durante esse período para aumentar a cobertura.
“A campanha foi prorrogada até o dia 11 de outubro, a da pólio e da multivacinação. E nós vamos ver aí algumas estratégias levar vacinação aos loca distantes das unidades”, disse Etevaldo.
Em Mossoró/RN a vacinação acontece nas 47 Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A imunização também acontece em pontos extras, como na Faculdade de Enfermagem da UERN, de segunda a quinta, das 12h30 às 19h, e na UNP, de segunda a quinta, nos três turnos.