Moradores de Mossoró/RN, e de outras cidades do Oeste e Alto Oeste potiguar, foram surpreendidos por uma tarde chuvosa nesta segunda-feira (10). As chuvas não são consideradas normais para esta época do ano e nem estavam previstas pelos serviços de meteorologia. Em Mossoró, segunda maior cidade do estado, chegou a provocar pequenos pontos de alagamento.
“Chuvas no meio de outubro em Mossoró não é normal. O mês de outubro é considerado o mês mais seco do ano. Nós temos uma média para esse período em torno de 2 milímetros, mas tem anos que destoa, né?”, explicou o meteorologista e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José Espínola.
A estação meteorológica da Universidade registrou 5,6 mm de chuva em Mossoró. Apesar da chuva não ser considerada normal, o professor alerta que também não é impossível que aconteça e a ocorrência está ligada aos altos níveis de radiação solar desta época do ano.
“Nós temos dias com muita radiação solar chegando aqui na superfície. Nós tivemos a passagem equinócio local, que acontece mais ou menos agora nesses primeiros dias de outubro. Os raios solares estão incidindo mais perpendicularmente sobre a região. Então esse maior aquecimento provoca essas estabilidades tropicais, que são chuvas de pequenas intensidades”, completou.
A previsão é de que o clima deve voltar ao normal na terça-feira (11). Outras cidades como Patu/RN, Caraúbas/RN, Apodi/RN e Angicos/RN também registraram chuva, todas com menos de 10 mm.
Maiores registros em Mossoró no mês de outubro:
- 1919 – 28,3 mm
- 1984 – 20,4 mm
- 2010 – 15 mm
Transtornos em Mossoró
Os moradores de Mossoró encontraram dificuldades em alguns pontos da cidade. O TCM Notícia recebeu vídeos de moradores que registraram pontos de alagamentos e locais com grande dificuldade de tráfego de veículos.
Vídeo