No primeiro bimestre de 2022, o número de conversões para GNV aumentou cerca de 320% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), e consideram os automóveis regularizados junto ao órgão.
O número de veículos convertidos para Gás Natural Veicular (GNV) no Rio Grande do Norte tem apresentado uma tendência de crescimento nos últimos anos. Em 2019, a frota de carros do estado que usavam gás natural era de 50.656, em 2020 esse número foi para 50.928, e em 2021 chegou em 51.114. Mas o maior aumento aconteceu de 2021 para este ano, até este mês de março, já se somam 52.458 veículos funcionando a Gás Natural no RN.
De acordo com Jacob Cunha, gerente da única empresa de conversão de Mossoró, a procura pelo serviço tem sido cada vez maior, são em média 6 carros convertidos por semana. Ele explica que a maior parte dos clientes optam pelo GNV buscando por economia. “Devido ao aumento do preço da gasolina, a procura aumentou”.
Segundo a Campainha Potiguar de Gás (Potigás), esse crescimento é resultado da maior competitividade do GNV. Enquanto os combustíveis líquidos estão passando por sucessivos aumentos nos preços, o Gás Natural teve queda na tarifa.