A cidade de Felipe Guerra/RN já é conhecida pelas suas belezas naturais. Cavernas e cachoeiras estão na rota dos turistas que visitam o município. O que talvez alguns ainda não conheçam é uma atração culinária que tem atraído cada vez mais pessoas a cidade; o pirão de banana verde.
A história da origem do prato é antiga e quase unânime entre os moradores. Os relatos são de que por volta do ano de 1900, era costume na região que as mulheres ficassem por 30 dias em resguardo após o parto. Nesse período, as mães não podiam comer qualquer alimento.
As famílias se juntavam e doavam frangos e galinhas, que eram permitidos na alimentação. Porém, o principal acompanhamento era sempre apenas arroz. As mulheres sentiam falta de uma comida mais encorpada. Com a dificuldade de alimentos, a única opção era fazer pirão de farinha de mandioca, mas o prato era de difícil digestão e acabava prejudicando a recuperação ao provocar privação intestinal.
Foi nesse contexto que surgiu a ideia de machucar a banana verde cozida no caldo da galinha. Logo, a preparação começou a ganhar espaço na dieta de várias grávidas e mulheres em pós-parto. Bem mais leve na digestão e com um sabor semelhante, ou considerado por elas até melhor do que o pirão tradicional, o prato ganhou fama e hoje é atração turística no município.
“Estamos colocando o prato na roteirização dos pontos turísticos. Os locais de almoço para os visitantes são os espaços da zona rural. É turismo de base comunitária na veia”, comentou Ubiracy Pascoal, Vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos do município.
Suely Sena é proprietária de um dos estabelecimentos que servem o pirão. Ela conta que aprendeu com a avó e hoje se orgulha de apresentar e servir o prato para os turistas que visita à cidade.
“Hoje eu recebi uma turma que estava fazendo um curso e que foi visitar as cavernas. Vieram ao meu estabelecimento e eu servi um pirão de banana com galinha caipira”, contou ela.
O prato original leva galinha caipira cozida, arroz da terra e o famoso pirão da banana verde. Mas, nos restaurantes ganhou outros acompanhamentos como macaxeira e feijão verde, por exemplo. Quem deseja consumir precisa pedir com antecedência, pois não é recomendado ficar muito tempo sem consumir após o preparo.
Você precisa fazer login para comentar.