Canalizar as emoções, reaprender a ser leve e desacelerar, parece mágica, principalmente diante dos dias atuais, com a agitação da rotina. Mas, uma prática terapêutica integrativa, chamada Reiki, tem auxiliado pessoas a restaurar o equilíbrio físico e mental, além de regularizar as funções vitais e equilibrar o campo emocional. O TCM Notícia conversou com o mestre reikiano Dennis Costa, 31 anos, de Mossoró, sobre os benefícios da prática.
O método reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é aplicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do Projeto de Práticas Integrativas Complementares. Segundo o terapeuta “o Reiki é uma ponte energética; nos conectamos com essa energia universal e transpassamos para o paciente em um processo meditativo”, analisa.
Um dos benefícios do Reiki está no tratamento e na prevenção de doenças. O método consiste na transmissão de energias universais entre o mestre Reikiano e o paciente, o terapeuta irá aproximar suas mãos ou tocar um ponto-chave do corpo ligado aos sete chakras principais, fazendo a transmissão de energia, a fim de restabelecer o fluxo energético destes pontos.
Ana Carolina Dalcolmo, 27 anos, é paciente de Dennis, conheceu o Reiki ainda em um trabalho escolar, aos 16 anos, mas só começou a praticar aos 26 anos. Atualmente, ela faz sessões semanalmente, “eu me sinto extremamente bem, é um momento do meu dia, da minha semana que eu paro pra respirar pra focar no aqui agora, ter pensamentos positivos, desacelerar”, conta.
A sessão dura em média uma hora, pode ser acompanhada por uma música ou em silêncio. O paciente durante o Reiki pode fazer uma oração, uma prece ou até meditar. Segundo Dennis, o Reiki não tem nenhuma ligação com a religião, “falamos universo para não ter nenhum link com a religião, universo pode ser Deus, pode ser Buda, pode ser qualquer divindade que a pessoa tenha uma conexão”.
Essa conexão acontece através do contato direto com os chakras, que são pontos do corpo que canalizam as energias, quando são interrompidos ou bloqueados, podem causar problemas, doenças e distúrbios. Os pontos que se localizam ao longo da coluna vertebral. Entenda cada um dos Chakras do Reiki:
- Chakra coronário: fica no topo da cabeça e controla a glândula pineal;
- Chakra frontal (ou chakra cerebral): situa-se entre os olhos e controla a glândula pituitária (hipófise), cérebro, olhos e sinus;
- Chakra laríngeo: localizado na garganta e está ligado à glândula tireoide;
- Chakra cardíaco: situa-se no peito e está associado ao coração;
- Chakra umbilical (ou plexo solar): localiza-se acima do umbigo e atua no sistema digestivo, fígado, vesícula, estômago, baço, pâncreas e intestinos;
- Chakra sacro: este chakra fica na altura dos órgãos genitais e controla as glândulas e sistemas reprodutores;
- Chakra básico: fica na base da espinha dorsal e está relacionado às glândulas supra renal, à coluna vertebral, medula, lombar e rins.
Pra quem nunca fez Reike, Dennis sugere que não tenham medo e sem julgamento, a prática “ajudará você a se sentir leve”. Ele ainda ressalta que “com o Reike vamos entrar em 2023 leves, tranquilos, aumentando o nosso autoconhecimento, nos entendendo melhor, o que sentimos, e o nos faz bem”.
Você precisa fazer login para comentar.