Equipes da Vigilância Sanitária de Mossoró estiveram nessa terça-feira (03) e nesta quarta-feira (04) nas comunidades Real, Montana, Apama e Barrinha, na zona rural do município. O intuito foi investigar uma doença ainda não identificada que vem acometendo cachorros da região.
A intervenção do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) aconteceu após pedidos de moradores das comunidades, que tiveram os cães mortos pela doença nos últimos dias. Os veterinários do CCZ realizaram a coleta de sangue dos animais que estão apresentando sintomas para saber qual o tipo de patologia pode estar atingindo os cachorros.
A situação preocupa os tutores, como a agricultora Maria Ivanilda. Segundo ela, os primeiros sintomas são tosse e cansaço. “Nossa, muita doença nesses cachorros. Perdemos muitos cachorros aqui. O meu começou tossindo, com cansaço, ai eu comecei dar uns medicamentos de casa. Até que eles melhoraram. Tosse, cansaço e soltando uma espuma pela boca. Eles andam caindo pelos cantos”, conta a agricultora.
Alguns animais também apresentaram falta de apetite, tremores e convulsões. Segundo o veterinário do CCZ, Genycleiton de Gois, a possibilidade de ser raiva está descartada. Ainda não é possível dar um diagnóstico preciso sem a confirmação dos exames de sangue. Mas a partir dos sintomas a suspeita é de uma cinomose canina. Doença viral causada pelo vírus CDV que é altamente contagiosa entre os cães, podendo atacar diversos sistemas do organismo do animal, como respiratório, gastrointestinal e neurológico.
“Constatamos que pra chegarmos a uma situação assertiva no que diz respeito a um diagnóstico, precisamos coletar alguns materiais e levar para que seja submetido ao exame. Então a partir de agora a gente tomou algumas notas sobre as situações relacionadas a sintomatologia, algumas informações sobre o manejo sanitário desses animais feitos pelos produtores e vamos levar o sague coletado para realizar exame”, explicou o veterinário.