Mais de 99 mil mossoroenses estão com a terceira ou quarta dose da vacina contra Covid-19 em atraso. De acordo com as informações repassadas pela Coordenação de Imunização do Município ao TCM Notícia, 54.207 pessoas estão com a primeira de reforço em atraso, e outras 45.127 estão com o segundo reforço atrasado. Outros 20.240 mossoroenses estão com a segunda dose da vacina em atraso.
Dados da plataforma RN + Vacina mostram ainda que 80% da população de Mossoró/RN está vacinada contra o vírus. Desse total, apenas 56% tomaram a terceira dose e 24% a quarta dose. Os dados preocupam os órgãos de saúde, que pedem para as pessoas buscarem atualizar a caderneta de vacinação.
“O município ele tem observado que a população tem deixado de concluir seu esquema vacinal. Nós temos um número considerável de pessoas com relação a questão das doses de reforço em atraso. Não está faltando vacina, todas as Unidades Básicas de Saúde dispõem do imunizante contra a Covid-19. O que está faltando é realmente a população buscar os serviços e atualizar a sua situação vacinal mediante aí a situação epidemiológica do país”, diz Etevaldo Lima, Coordenador de Imunização do Município.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos científicos revelam que a proteção vacinal desenvolvida contra o coronavírus é mais alta nos primeiros meses, mas pode apresentar redução. Com a dose de reforço, a proteção contra o vírus volta a ficar elevada. Por isso, a proteção adicional é considerada indispensável e deve ser tomada no intervalo de quatro meses.
“As doses de reforço elas são essenciais. Que a população tenha consciência de buscar os postos de vacinação, atualizar sua situação vacinal e se proteger contra esse agravo que pode deixar sequela ou pode consequentemente levar o óbito”, finaliza o coordenador.