Cães da zona rural de Mossoró/RN que foram examinados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município foram diagnosticados com cinomose e hemoparasitose. Os cachorros passaram por exames após moradores de quatro comunidades registrarem mortes de animais de estimação.
Durante a semana passada, a equipe do CCZ realizou visitas nas comunidades Real, Montana, Apama e Barrinha, na zona rural do município, e colheu material para realização dos exames. A suspeita dos veterinários de ser uma doença viral foi constatada.
“Através de visitas técnicas que fizemos diretamente da zona rural coletamos o material desses animais e ao encaminhar pro laboratório constatamos precisamente que se tratava da cinomose e da hemoparasitose em cães. Juntamos essas situações de uma forma geral com a sintomatologia que já tinha sido observada durante a primeira visita, então chegamos a conclusão exata de ser característica direto com a cinomose e a parasitose desses cães”, explica Genycleiton de Gois, veterinário do CCZ.
Genycleiton explica que a doença está associada a falhas nos manejos sanitários com os animais, como não cumprir o calendário de vacinal do cão, falta de higienização ou de alimentação saudável. Como não se trata de uma zoonose, ou seja, como não é transmitida do cachorro para o ser humano, e sim de animal para animal, o trabalho do CCZ será de orientação para os tutores.
Os cuidados agora devem ser voltados para controlar a contaminação entre os animais, e os tutores devem vacinar os cachorros que não foram acometidos pela doença. Para os que estão doentes, a orientação do CCZ é garantir água e comida para fortalecer o sistema imunológico. O tratamento da doença é de responsabilidade de cada tutor.