A temporada das seriguelas no Brasil está quase no fim. O período de alta da fruta que iniciou em outubro segue até o final de janeiro mas a procura continua intensa. A fruta é uma das preferidas da estação para o preparo de drinks. Quando está bem madura, agrada pelo sabor agridoce, ou seja, doce e ácida ao mesmo tempo.
O TCM Notícia conversou com Vander Mendonça, professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) que desenvolve estudo sobre a planta na região. Segundo o professor no pomar da Ufersa, tem uma área com plantio de 50 pés de seriguelas, onde iniciaram pesquisas para estudar as formas de condução e nutrição da planta. “ A frutificação inicia nos meses de outubro e novembro, a colheita ocorre entre os meses de dezembro e janeiro. Nas nossas pesquisas aqui vamos tentar produzir fora desse período”, afirma.
“Vamos aplicar desfolhantes, estresse hídrico, e fitoreguladores nas plantas e assim acreditamos que a produção pode ocorrer fora de época. Mas isso ainda é algo que estamos pesquisando para depois colocar na prática”, explicou Vander Mendonça.
A Planta
A planta nativa da américa central, possui 18 espécies, sendo seis encontradas no Brasil. Sua fruta tem bastante polpa e uma semente no meio, que é importante retirar antes do preparo de receitas ou para comê-la. Além disso, ela é rica em vitamina C e fibras alimentares, e pode ajudar a prevenir distúrbios alimentares. De acordo com o professor a Seriguela é da família das Anacardiaceae a mesma do cajueiro e se tornou conhecida em diversas partes do mundo, como África, Índia e Filipinas.
A serigueleira (Spondias purpurea L.), também chamada pelos nomes ceriguela, siriguela ou seriguela, é uma frutífera que ao longo do ano perde as folhas. Elas “caem durante o período seco, mas a árvore permanece desnuda por pouco tempo, pois em seguida surge o novo enfolhamento”, afirmou o professor.
“A Seringueleira é mais encontrada na região Nordeste do Brasil, porém pode ser também encontrada nos estados, como: Rio de Janeiro; Mato Grosso do Sul; Mato Grosso; Minas Gerais; Espírito Santo; São Paulo e Distrito Federal. Podendo alcançar até sete metros de altura.”
O plantio ideal da seriguela é por meio de estaquia — um método de propagação de arbustos, que permite a produção de um grande número de mudas com poucas matrizes.
A Fruta
Na cozinha, a seriguela pode render algumas receitas, como o tradicional suco, geléia, doce, e até caipirosca. O gastrônomo Alexandre Dantas, explica que deve tomar cuidados com o açúcar, “porque ela já é bem docinha, e a acidez dela é bem menor do que a cajarana e o cajá”.
Para os apreciadores, como a jornalista Juliana Fernandes, a fruta proporciona não apenas momentos de degustação, mais também de memorias. É “uma fruta de época, traz muitas memórias afetivas de infância, momentos em família. Porque é impossível não dividir com alguém, basta comprar um saquinho que aparece alguém querendo. Na minha casa é motivo de disputa.”
A assistente social, Rosimeire Brígido, ressalta que a fruta ajuda no controle da insulina no corpo e diminui o risco de contrair doenças. “Eu gosto de comê-las verde, ela tem um sabor mais ácido. Aqui em Aracati, ela é comercializada, geralmente, no período das festas, dezembro e janeiro”.
Você precisa fazer login para comentar.