Durante agenda em Brasília, nesta quarta-feira (25) a governadora Fátima Bezerra se reuniu com o Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o objetivo de discutir questões que envolvem a fruticultura do estado, especialmente as exportações para a Europa.
O principal objetivo da reunião foi tratar de uma articulação junto ao governo espanhol, via Ministério da Agricultura do Brasil, para que o país aceite o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) eletrônico das frutas exportadas pelo RN. Esse documento garante a sanidade e a qualidade das frutas.
O navio que sai de Natal com as frutas faz a primeira parada no porto de Algeciras, na Espanha. Quando acontece de o navio chegar primeiro que o documento, o contêiner não é desembarcado e passa alguns dias no porto pagando energia, aluguel e tarifas portuárias.
Algo que, segundo o secretário da Secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, poderia ser resolvido se o Ministério da Agricultura da Espanha reconhecesse o certificado eletrônico. Beneficiando não apenas para os fruticultores do Rio Grande do Norte, mas também do Brasil.
Hoje o RN é o estado mais prejudicado pelo fato de o certificado digital não ser aceito, pois muitas vezes as cargas chegam primeiro que o documento em papel.
“O ministro Fávaro, de pronto, mobilizou uma equipe técnica do ministério para acompanhar a missão que o Rio Grande do Norte está organizando no intuito de se reunir com o governo da Espanha, junto com os exportadores, em busca de uma solução para esse problema”, destaca a governadora Fátima Bezerra. A perspectiva é apresentar o documento digital e implantar algo como um QR Code ou outro instrumento.
O Rio Grande do Norte atualmente é o maior exportador de frutas do Brasil. Nos últimos cinco anos, o RN tem registrado crescimento, alcançando a significativa cifra de um volume total de 253,6 mil toneladas de frutas exportadas em 2022, correspondendo a cerca de 12 mil contêineres transportados por via marítima, sendo que boa parte destas frutas tem como destino portos da Espanha, seguida da Holanda e Inglaterra.