Matéria escrita pela estagiária Ingrid Furtado com supervisão de Likely Barros.
Com as notas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) disponíveis, os participantes do certame já podem se preparar para as inscrições no Sisu e o ingresso na universidade. A estudante Alice Morais conversou com o TCM Notícia sobre a alegria de ter conquistado 980 pontos na redação. “Me esforcei bastante durante o ano passado e é bom ver que estou colhendo bons frutos”.
Com apenas 17 anos, Alice conta que não fez nenhum cursinho e que costumava fazer as redações em casa pesquisando temas em sites e páginas gratuitas. “Eu costumava fazer 5 ou 6 redações por semana, então treinei bastante. E o pessoal do laboratório de redação do meu colégio foi muito solícito e me ajudou bastante”, destacou. A estudante pretende cursar Direto ou Ciências Sociais.
Em Mossoró, uma das opções dos vestibulandos é a UERN, que está ansiosa pela chegada de novos alunos. A Agência de Comunicação da UERN (Agecom) explica a importância da universidade para o Estado. “A Uern é referência em educação pública, gratuita e de qualidade no Rio Grande do Norte, com oferta de cursos em todas as áreas do conhecimento e em todas as regiões do estado. Nossa expectativa é de que, mais uma vez, tenhamos uma grande procura em todos os cursos e em todos os campi”.
Luiz Eduardo, 18 anos, da cidade de Martins/RN, está tentando ingressar no curso de Direito da UERN pela segunda vez. Com 860 pontos na prova de redação, ele espera conseguir a aguardada aprovação através do Sisu. Assim como Luiz, outros estudantes podem efetuar suas inscrições obedecendo ao cronograma divulgado pelo MEC. Com o adiantamento do resultado do ENEM essa semana, é possível que os prazos divulgados até então também sofram alterações.
Veja as datas importantes divulgadas até o momento:
Inscrição SISU: 16 a 24 de fevereiro.
Resultado do SISU (Chamada Única): 28 de fevereiro.
Lista de Espera: Entre 28 de fevereiro e 8 de março
.
Inscrições do Fies 2023: 7 a 10 de março.
Resultado do Fies 2023: 14 de março.
Inscrições do Prouni 2023: 28 de fevereiro a 3 de março.
Resultado do Prouni: 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada).
O TCM Notícia traz um resumo com as formas de ingresso e opções de cursos de graduação disponíveis na cidade de Mossoró. Confira:
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um portal eletrônico do Ministério da Educação (MEC) que administra as vagas para cursos de graduação em universidades públicas. O sistema seleciona os ingressos a partir da nota obtida no ENEM, a oferta de vagas para o curso escolhido e a modalidade de concorrência.
A inscrição é gratuita e estará disponível no próprio site do Sisu a partir do dia 16 de fevereiro, às 8h da manhã. Estão aptos a concorrer às vagas os inscritos que fizeram o ENEM 2022 sem estar na condição de treineiro e que tenham atingido nota acima de zero na prova de redação.
Na plataforma, é possível escolher até duas opções de cursos, sendo a primeira opção a prioridade do inscrito. É possível alterar as escolhas até o fim das inscrições, no dia 24. Os resultados do Sisu são divulgados no dia 28. Se o estudante não for aprovado em nenhuma opção, pode optar pela lista de espera, que vai até 8 de março.
Universidades Particulares
Além do ingresso nas universidades públicas através do Sisu, também é possível ingressar em universidades privadas através do Fies ou do Prouni. Algumas instituições particulares também possibilitam o ingresso com a nota do ENEM e podem oferecer descontos na matrícula e nas mensalidades de acordo com a pontuação obtida.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado em 1999 pela gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e expandido em 2010 pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oferecendo maior quantidade de bolsas.
O programa paga parte do valor das mensalidades da universidade particular durante a graduação e o beneficiário começa a pagar o financiamento depois de formado. Dependendo da renda familiar, o fundo pode cobrir entre 50% a 100% da mensalidade.
O objetivo do Fies é ampliar o acesso de estudantes ao ensino superior privado, desde que se encaixem nos critérios abaixo:
- Ter participado no ENEM a partir de 2010.
- Ter obtido média aritmética na nota das provas igual ou superior a 450 e nota superior a 0 na redação.
- Possuir renda familiar bruta de até três salários mínimos.
- Possuir cadastro no Login Único do governo federal (gov.br).
Prouni
Diferentemente do Fies, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo parciais ou integrais na mensalidade de universidades ou faculdades privadas. O inscrito deve indicar duas opções de curso e a modalidade de concorrência desejada.
Para participar do programa, é necessário realizar inscrição atendendo aos seguintes critérios:
- Feito uma das duas últimas edições do ENEM.
- Obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.
- Renda familiar bruta de até 1 salário mínimo e meio por pessoa para obter a bolsa integral.
- Renda familiar bruta de até 3 salários por pessoa para obter a bolsa parcial de 50%.
- Atender pelo menos uma das três condições: ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista, ser pessoa com deficiência e/ou, para cursos de licenciatura e pedagogia, ser professor da rede pública.
Opções de Graduação em universidades públicas de Mossoró
Cursos de Graduação na UERN
Através do Sisu 2023 a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estará disponibilizando 2.509 vagas no Processo Seletivo de Vagas Iniciais nos Campi de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Natal, Patu e Caicó. As vagas são divididas em três categorias: Cota Social, Cota para Pessoas com Deficiência e Não Cotista.
As vagas de Cota Social correspondem a 50% do total de vagas. Dentro dessa cota, 42% das vagas são destinadas a estudantes que concluíram o ensino fundamental e médio em escolas públicas e 58% a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Já a cota para Pessoas com Deficiência equivale a 5% do total de vagas ofertadas.
Não Cotistas também têm direito ao Argumento de Inclusão Regional, que acrescenta 10% na pontuação total do exame para os estudantes que concluíram o ensino fundamental e médio em escolas privadas ou públicas do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Agecom, da UERN, os aprovados serão divulgados no dia 1 de março. “Nele, constará o período do Cadastro Institucional, ou seja, do envio da documentação do candidato, por e-mail, para o departamento do curso para o qual foi convocado”, disse a agência ao TCM Notícia.
Depois disso, começa o processo de comprovação dos alunos cotistas: “Os candidatos das categorias Pessoa com Deficiência (PcD) e Preto, Pardo e Indígena (PPI) passarão pela perícia da Junta Multiprofissional e pelo Procedimento de Heteroidentificação, respectivamente, para confirmar a sua condição autodeclarada”, explicou a Agecom.
Ainda de acordo com a agência, o período de matrícula será divulgado em um edital e as aulas começarão no dia 8 de maio.
Interessados em estudar no Campus Mossoró da UERN podem conferir abaixo a lista de cursos oferecidos esse ano:
- Ciência da Computação – Bacharelado (Integral)
- Física – Licenciatura (Integral)
- Química – Licenciatura (Integral)
- Ciências Biológicas – Licenciatura (Matutino)
- Educação Física – Licenciatura (Integral)
- Educação Física – Bacharelado (Integral)
- Ciências Biológicas – Bacharelado (Vespertino)
- Enfermagem – Bacharelado (Integral)
- Medicina – Bacharelado (Integral)
- Administração – Bacharelado (Noturno)
- Matemática – Licenciatura (Noturno)
- Matemática – Licenciatura (Vespertino)
- Ciências Contábeis – Bacharelado (Matutino)
- Ciências Contábeis – Bacharelado (Noturno)
- Ciências Econômicas – Bacharelado (Noturno)
- Ciências Econômicas – Bacharelado (Matutino)
- Direito – Bacharelado (Matutino)
- Direito – Bacharelado (Noturno)
- Filosofia – Licenciatura (Noturno)
- História – Licenciatura (Noturno)
- Ciências Sociais – Licenciatura (Noturno)
- Ciências Sociais – Bacharelado (Matutino)
- Serviço Social – Bacharelado (Integral)
- Pedagogia – Licenciatura (Matutino)
- Pedagogia – Licenciatura (Noturno)
- Publicidade e Propaganda – Bacharelado (Matutino)
- Jornalismo – Bacharelado (Vespertino)
- Rádio, TV e Internet – Bacharelado (Matutino)
- Geografia – Licenciatura (Integral)
- Turismo – Bacharelado (Noturno)
- Gestão Ambiental – Bacharelado (Integral)
- Letras Língua Espanhola – Licenciatura (Noturno)
- Letras Língua Espanhola – Licenciatura (Vespertino)
- Letras Língua Portuguesa – Licenciatura (Matutino)
- Letras Língua Portuguesa – Licenciatura (Noturno)
- Letras Língua Inglesa – Licenciatura (Matutino)
- Letras Língua Inglesa – Licenciatura (Noturno)
- Música – Licenciatura (Noturno)
Cursos de Graduação na UFERSA
A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) ofertará 2.710 vagas para os semestres 2023.1 e 2023.2 nos Campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Não haverá outro edital para ingresso na universidade esse ano.
Dos aprovados na Chamada Regular, serão convocados para o primeiro semestre os candidatos com melhor classificação. Os demais deverão ingressar no segundo semestre.
Obedecendo às Ações Afirmativas do Governo Federal, 50% das vagas ofertadas estarão destinadas a alunos de escola pública, pessoas com deficiência, autodeclarados negros, pardos ou indigenas e/ou com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário e meio por pessoa.
O resultado da Chamada Regular será publicado no dia 2 de março. Os inscritos que não forem classificados podem participar da Lista de Espera pelo Sisu, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.
Confira abaixo os cursos ofertados no Edital Nº 004/2023 para o Campus de Mossoró:
- Administração – Bacharelado (Noturno)
- Ciências Contábeis – Bacharelado (Integral)
- Agronomia – Bacharelado (Integral)
- Ciência da Computação – Bacharelado (Integral)
- Direito – Bacharelado (Noturno)
- Ecologia – Bacharelado (Integral)
- Engenharia Agrícola e Ambiental – Bacharelado (Integral)
- Engenharia de Pesca – Bacharelado (Integral)
- Engenharia de Petróleo – Bacharelado (Noturno)
- Engenharia Florestal – Bacharelado (Integral)
- Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral)
- Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Noturno)
- Biotecnologia – Bacharelado (Integral)
- Medicina – Bacharelado (Integral)
- Medicina Veterinária – Bacharelado (Integral)
- Zootecnia – Bacharelado (Integral)
Você precisa fazer login para comentar.