Por Tárcio Araújo.
O tradicional Bloco do Zé Pereira de Lajes sai às ruas da cidade para celebrar 90 anos de tradição carnavalesca. O bloco fundado em 1933 por Severino Pereira da Costa, conhecido como “professor Pilão”, se tornou ao longo dos anos uma das principais atrações do carnaval na região central.
Segundo o atual coordenador do bloco e produtor cultural, Wilson Alves Cravina, existe presença confirmada de foliões de Natal, de cidades da região central e até de municípios mais distantes como Pau dos Ferros e Parelhas. A expectativa da organização é pública acima da média de anos anteriores.
“No ano passado tivemos cerca de 3 mil foliões e esse ano já prevemos passar dos 4 mil”, estima Cravina.
A programação do bloco realizada na sexta-feira (17), teve concentração na praça central de Lajes, às 23h e saída pelas ruas da cidade a zero hora, com uma orquestra formada por 90 músicos puxando o frevo.
“Faz 17 anos que a gente ta mantendo essa tradição do Zé Pereira, esse ano é mais especial por ser o centenário de Lajes e 90 do bloco. Nosso prazer é dar continuidade a essa tradição. Eu me sinto recompensando quando recebo o agradecimento de foliões que vêm de fora, aqueles filhos da cidade que voltam para brincar o carnaval aqui, por não deixar morrer a tradição. Isso é gratificante”, enaltece Cravina.