Com a chegada do período chuvoso e as mudanças climáticas, uma das consequências é o aparecimento de doenças, muitas vezes causadas pelo acúmulo de água e lixo. Dengue, Chikungunya, Zika e Gripe, são alguns dos vírus que atingem a população nessa estação. O TCM Notícia conversou com uma especialista para tirar dúvidas sobre o assunto.
A infectologista Mirna Gurjão, explica que não é possível classificar virose não como uma doença única, ela é um conjunto de outras doenças.
“Todas doenças causadas por vírus é virose. Atualmente temos um grupo de duas viroses diferentes, elas estão causando um quadro gripal, o primeiro com aspectos respiratórios, com: tosse seca, esporadicamente pode vir com uma tosse mais cheia, coriza, febre e náuseas. E um segundo intestinal com um quadro de febre, diarreia, dor abdominal e náuseas”, ressalta.
Segundo ela, durante esse período, as pessoas ficam mais aglomeradas, então as síndromes respiratórias ficam mais evidentes, é também durante as chuvas que surgem mais mosquitos, moscas, pernilongos, que podem transmitir doenças.
“Os públicos mais vulneráveis são as crianças de até 2 anos, e idosos acima dos 70 anos, além das pessoas que possuem comorbidades, diabetes, problemas renais e no coração”, afirma a infectologista.
Os cuidados são os de sempre, higienizar bem as mãos, os alimentos e evitar aglomerações desnecessárias. Segundo a Dra Mirna, esses são alguns dos comportamentos que podem evitar infecção pela doença.