A Barragem de Pau dos Ferros atinge 95% da sua capacidade total nessa quarta-feira (3). A informação foi confirmada por agentes da prefeitura que monitoram o reservatório diariamente. Técnicos estão reunidos para elaborar plano de contingência e minizar os possíveis impactos da sangria que pode acontecer nos próximos dias. A última vez que o reservatório sangrou foi em 2009.
A expectativa da população é que a barragem deve sangrar até o próximo domingo (7). “A barragem cheia assim é uma riqueza para o povo”, diz o pescador Francisco que especula que falta apenas 22 centímetros para a sangria.
Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nessa terça-feira (2), pelo Governo do RN, através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicavam que a barragem já acumulava 51.513.534 m³, percentualmente 93,94%. A capacidade total é de 54.846.000 m³.
Na região do alto oeste potiguar, outro reservatório que alimenta a alegria da população é o açude público de Marcelino Vieira completou 100% da sua capacidade e sangrou no último domingo, 30 de abril. O manancial possui capacidade para 11,2 milhões de metros cúbicos e atende ao abastecimento da cidade.
Veja imagens dos reservatórios:
A barragem de Lucrécia acumula 18,58 milhões de metros cúbicos, percentualmente, 75,07% da sua capacidade, que é de 24,75 milhões de m³. No mesmo período de 2022, o manancial estava com 9,15 milhões de m³, equivalentes a 36,97% da sua capacidade.
Até o momento, 10 reservatórios monitorados pelo Igarn continuam sangrando, são eles: o açude público de Encanto; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Flechas, em José da Penha; o açude público de Riacho da Cruz; Pataxó, em Ipanguaçu; Rodeador, em Umarizal; Mendubim, em Assu; Beldroega, em Paraú; o público de Pilões e o já citado açude público de Marcelino Vieira.
No total, até o momento, 15 mananciais com capacidade para mais de 5 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, sangraram na quadra chuvosa de 2023.