A mossoroense Ledycnarf Holanda foi aprovada como bolsista no curso de pós-doutorado na Holland Bloorview da University of Toronto, no Canadá. A fisioterapeuta se prepara para dar mais um importante passo na vida como entusiasta da pesquisa científica.
As atividades de pesquisa estão relacionadas à interface cérebro-máquina e dispositivos robóticos para reabilitação de marcha de crianças com paralisia cerebral. “Espero contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias para saúde”, afirma Ledy.
O desejo pela pesquisa científica começou quando ela ainda era aluna do Ensino Médio. “Costumo dizer que eu sempre sonhei em ser pesquisadora e fazer mestrado e doutorado”, diz. Incentivada pelos professores desenvolveu junto com os colegas um bafômetro e a quantificação do grau de poluição do Rio Apodi-Mossoró, que chegou a ser premiado no 47º Congresso Brasileiro de Química.
Segundo ela, as oportunidades foram um divisor de águas na sua carreira profissional. “Eu descobri novas paixões e novos conhecimentos que eu gostaria de aprender cada vez mais para me tornar uma fisioterapeuta, professora e pesquisadora em constante formação”, comemora a pesquisadora.
Atualmente, Ledy Holanda colhe os frutos de uma vida dedicada à pesquisa e ciência e destaca a importância dos graduandos se permitirem vivenciar as experiências e oportunidades surgidas na academia. “É importante vivenciar o máximo de experiências possíveis e criar uma rede de contatos com alunos e profissionais de diversas áreas. Acredito que isso pode ampliar a visão sobre possibilidades de atuação e torná-los mais preparados para o mercado de trabalho”, completa.