O município de Mossoró dá início na próxima segunda-feira (15), a vacinação contra a gripe para a população acima de seis meses. A Secretaria Municipal de Saúde segue a orientação do Ministério da Saúde, que ampliou a faixa etária de imunização com o objetivo de expandir a cobertura vacinal contra a doença. Até o momento, 21 milhões de pessoas foram imunizadas – 30% do grupo prioritário.
De acordo com a coordenação de imunização do município, a vacina da Influenza passa a ser aplicada para pessoas a partir de seis meses em todas as Unidades Básicas de Saúde de Mossoró, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A vacina contra a gripe estava sendo aplicada apenas no público prioritário, formado por idosos acima dos 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade.
No comunicado, o Ministério da Saúde reforçou que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.