O Rio Grande do Norte obteve uma média na nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 maior do que a média nacional. De acordo com o levantamento feito pelo TCM Notícia, usando dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a média da prova de redação no estado potiguar foi de 659.64 pontos, já média no país foi de 650.42 pontos.
Em relação as médias por tipo de escola, a diferença entre públicas e privadas do RN chama a atenção. A média de estudantes de instituições públicas foi de 596.29 pontos na redação, já a média das instituições privadas foi 767.61 pontos. Já quando considerada a média por cidade, os candidatos que fizeram a prova em Natal obtiveram 679.67, já em Mossoró a média foi 672.33 pontos.
No RN, 64.598 candidatos compareceram no primeiro dia de Enem. Desses, 3219 estudantes zeraram a redação, 3917 tiraram 600 pontos, e 162 obtiveram 980 pontos. Segundo os Microdados disponibilizados pelo Inep, nenhum candidato potiguar tirou nota 1000 na prova de redação.
Em fevereiro, o TCM Notícia chegou a divulgar que dois estudantes potiguares haviam obtido nota máxima, mas os dados do Instituto mostram o contrário. Nós buscamos a escola de um dos estudantes que teria obtido nota 1000, e segundo a assessoria, a instituição acredita ter acontecido uma falha no sistema do Inep. A escola afirma ter prints que comprovam a nota máxima, e informou que protocolou um pedido de esclarecimentos junto ao Instituto sobre a divulgação dos Microdados do Enem 2022.
O TCM Notícia também procurou a assessoria do Inep. À nossa reportagem, o Instituto afirmou não ter possibilidade de erro na divulgação do resultado, nem na divulgação dos dados oficiais, e que o resultado segue sendo o que foi divulgado a partir dos Microdados.