Domingo, 18 de junho, 00h30. Enquanto patrulhava pelo Bairro Alto da Pelonha, em Mossoró, o sargento Jair Maia, recebeu a ligação de uma mãe desesperada com o filho, de apenas 20 dias, engasgado. Diante da impossibilidade de chegar a tempo na casa da família, o policial decidiu instruir como deveriam proceder para salvar a vida do bebê.
“A partir desse momento, eu orientei como ela deveria agir para salvar a vida da criança”, conta o Sargento.
O pequeno Ruan, teria se engasgado com uma secreção. A mãe, Klícia Maiana, ao perceber que a criança não estava conseguindo respirar pediu ajuda aos pais. “Quando eu percebi ele estava ficando roxo, meu pai colocou ele de bruços, com os olhinhos já revirando”.
Mas, as tentativas da família não estavam fazendo efeito, a criança continuava sem respirar. Foi quando o sargento Jair recebeu a ligação de Klícia, ela estava dentro de um veículo em busca de socorro em uma unidade de saúde. “Eu percebi que não daria tempo de chegarmos no local e ajudar, precisei, então, instruí-los a fazer o procedimento”.
Quando estavam quase chegando em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após fazer os procedimentos ensinados pelo policial, a criança desengasgou. “Ele colocou toda a secreção para fora e voltou a respirar novamente”, comentou Klícia, feliz pela saúde do filho.
Na unidade hospitalar a criança foi atendida, passou por observações e em seguida voltou para casa.
Confira também, a reportagem do Ronda Policial: