O Governo do Rio Grande do Norte anunciou na última terça-feira (20) um projeto de construção do Ecoposto em cima da Serra de Martins, na região de mirante. O Ecoposto será construído na unidade de conservação Monumento Natural Cavernas de Martins. O projeto foi apresentado em reunião com a governadora Fátima Bezerra, a equipe do Idema, e a prefeita do município Maria José.
Segundo o Idema, o Estado tem onze unidades de conservação da natureza estaduais. A mais recente, criada em 2022, é o Monumento Natural Cavernas de Martins, que hoje é a maior unidade de conservação do bioma caatinga. De acordo com Leon Aguiar, diretor geral do Instituto, o projeto surge também da necessidade de adequar as visitas de turistas às cavernas da região.
“Temos a Casa de Pedra, como a mais simbólica, e há hoje uma necessidade de adequar as visitas a esses espaços das cavernas, por isso vamos fazer um ecoponto naquela localidade”, afirma Leon Aguiar.
Ao todo são R$ 6 milhões em investimentos para a construção do local que tem o intuito de preservar as cavernas de Martins. No Ecoposto, além de um mirante com vista para a Casa de Pedra, haverá auditório, espaço para educação ambiental, espaço administrativo, espaço para atividades, fiscalização, estudos e monitoramentos, além de estacionamento.
O projeto ainda está passando por trâmites administrativos e burocráticos, mas em breve deve seguir para a parte da execução.