Por Junior Ribeiro.
O campeonato sul-americano master de judô acontece nesta semana em Guayaquil, no Equador. O sensei Raphael Keisuke representa o Rio Grande do Norte na seleção brasileira que vai disputar a competição. O judoca vai em busca da medalha na categoria M3, para atletas entre 40 e 44 anos.
“Esses últimos dias têm sido bem tensos, para aguentar a rotina pesada de trabalho, dar conta dos treinos de musculação e os treinos de judô, tudo junto e misturado. Tem que ter a disciplina oriental, tem que realmente querer alcançar objetivos e sonhos. Procuro otimizar meu precioso e pequeno tempo para a família, na qual me sinto mais forte”, disse Raphael.
O judoca de 44 anos vai desembarcar em Guayaquil nesta segunda-feira (26). A pesagem está prevista para a quarta-feira (28), com a competição acontecendo no dia seguinte. A ida antecipada tem como objetivo ajudar na aclimatação. Até lá, ele segue com uma dieta balanceada para chegar bem nas lutas.
Raphael contou com a ajuda do irmão, Robson Kioshi, que é árbitro Internacional FIJ B e faixa preta quinto grau, para ajustes finais na preparação e colocar em prática algumas das novas regras e recomendações da arbitragem. A parceria entre os irmãos Kumasaka tem tudo para render bons frutos na competição para Raphael.