Em reunião realizada na tarde de terça-feira (27) o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) formou comissão para elaboração de um relatório sobre a destituição da reitora da instituição Ludimila de Oliveira.
A reitora teve o título de doutora cassado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), após ter sido identificado plágio em sua tese. De acordo com o regimento da Ufersa, para exercer a função e assumir a reitoria é necessário portar título de doutorado. Ludimila questiona a decisão na Justiça.
A comissão terá agora 30 dias para apresentar ao Consuni um parecer sobre o que a instituição deve fazer em relação ao caso. De acordo com a Universidade, o Consuni não tem competência para a destituição da professora do cargo, mas pode propor a destituição após ampla defesa.
O que diz a reitora
Em entrevista ao programa Cenário Político, da TCM, Ludimila disse que está permanece reitora e está despreocupada. “Estou muito tranquila em relação a essa situação. Vou presidir todas as reuniões, vou conduzir tudo, inclusive foi uma reunião tranquila. Porque quando a gente tem certeza, na verdade, então a gente não precisa se assombrar, porque na hora certa ela chega”, disse ela.
Em relação à comissão, se o colegiado votar a favor do documento, a solicitação de destituição é encaminhada para o ministro da Educação, que deve decidir sobre o caso. Enquanto não houver a decisão final, Ludimila continua como reitora.
Confira o trecho da entrevista aqui: