Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), entraram em contato com o Jornalismo TCM ressaltando uma indignação com o não pagamento de uma bolsa de extensão. “Por um erro da universidade, não iremos receber a bolsa deste mês e a universidade não busca resolver o problema”, alegou a estudante Mariana Barbosa.
Por meio de nota, a Universidade se diz sensibilizada com a situação. “Com relação à demanda legítima dos/as estudantes, entendemos que medidas imediatas são necessárias para minimizar os efeitos negativos decorrentes dessa situação. Dessa forma, a Uern entrou em contato com o MEC para garantir a quitação das bolsas, o que está previsto para ocorrer até o dia 5 de agosto, com o pagamento de dois meses de forma conjunta. No entanto, destacamos que continuamos em diálogo com o MEC na busca ativa para abreviar este prazo.”
A bolsa do Programa de Educação Tutorial (PET) possui o valor de R$ 700,00. De acordo com os estudantes, 48 pessoas devem ser prejudicadas. “Tem estudante que não tem com o quê pagar aluguel e se alimentar, daí estamos sem ter como nos manter neste mês”, enfatiza Mariana Barboza.
Confira a nota completa da UERN:
“Em relação à não homologação das bolsas referentes ao mês de junho de 2023 do Programa de Educação Tutorial (PET), pela Pró-Reitoria de Ensino em Graduação (Proeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), gostaríamos de expressar nosso reconhecimento das intercorrências indesejadas ocorridas nesse processo de ajustes procedimentais e burocráticos e reiterar nosso compromisso com a permanência estudantil e o bem-estar de todos/as os/as discentes.
Compreendemos a extensão dos impactos causados por essa falha e compartilhamos da preocupação com a manutenção das condições básicas para a permanência dos/das estudantes na universidade, como pagamento de aluguel, alimentação e subsistência na cidade.
Nossa universidade tem se empenhado em implementar diversas políticas voltadas para a promoção da permanência estudantil e a mitigação dos desafios enfrentados pelos/as estudantes em suas trajetórias acadêmicas. Reconhecemos que esse incidente, infelizmente, vai contra esses esforços e nos comprometemos a reforçar ainda mais as ações que visam garantir uma experiência acadêmica de qualidade para todos os/as estudantes.
Com relação à demanda legítima dos/as estudantes, entendemos que medidas imediatas são necessárias para minimizar os efeitos negativos decorrentes dessa situação. Dessa forma, a Uern entrou em contato com o MEC para garantir a quitação das bolsas, o que está previsto para ocorrer até o dia 5 de agosto, com o pagamento de dois meses de forma conjunta. No entanto, destacamos que continuamos em diálogo com o MEC na busca ativa para abreviar este prazo.
Reiteramos o nosso compromisso com a qualidade do ensino, a excelência acadêmica e a promoção do bem-estar dos/as estudantes da nossa Uern.
Atenciosamente,
Profa. Cicília Raquel Maia Leite – Reitora
Prof. Francisco Dantas de Medeiros Neto – Vice-Reitor”