Partindo da tradição religiosa, o dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós. A data foi escolhida em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus. A relação baseada em amor e conhecimento tem o objetivo de fortalecer os laços familiares.
Cassiano Gurgel, 28 anos, e Celso Freitas, 84 anos, são um dos exemplos dessa relação de avós e netos que, inclusive, se estenderam para as redes sociais. No Instagram o ferreiro da cidade de Caraúbas tem chamado a atenção com as histórias inusitadas, principalmente, depois que tentaram cortar a energia da oficina.
O neto conta que o perfil surgiu no dia 02 de junho a partir da vontade de tornar pública as situações engraçadas vividas ao lado do avô, com quem tem uma relação muito profunda desde criança. “Eu tenho vontade de escrever um livro sobre ele nos próximos anos”.
Cassiano conta que o avô chama o perfil de “satélite”, em determinado momento se assustou com a procura da população pelos serviços prestados após anúncios nas redes sociais. “Eu percebi que ele estava um pouco triste, então coloquei algumas coisas na internet, em pouco tempo muita gente veio em busca dos serviços deles”.
Esse tipo de relação é reproduzida com sucesso na literatura, Monteiro Lobato, por exemplo, criou a personagem Dona Benta, uma avó amável que vive em uma fazenda, cuidando dos netos e vivendo muita aventuras dignas dos contos de fadas.
Da ficção à realidade, as relações são muito parecidas, a intensa ligação entre Cassiano e seu Celso representa essa junção. “Desde criança a gente é muito apegado, cresci ao lado dele”.