Após o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) aprovar o encaminhamento de destituição ao Ministério da Educação, a reitora Ludimilla de Oliveira gravou um vídeo nas redes sociais afirmando continuar no comando da universidade. “Uma coisa muito importante, a reitora permanece reitora, e só sairá da cadeira quando a última palavra for dada”, ressaltou.
A aprovação aconteceu na tarde dessa segunda-feira (31), no total a pauta teve 13 votos favoráveis, três abstenções e nenhum contra. O parecer recomenda a destituição da reitora. A decisão final será dada pelo ministro da educação, Camilo Santana.
Caso seja aprovado, o professor doutor mais antigo da instituição deverá assumir o posto até a realização de uma nova eleição, onde elegerá um novo reitor(a).
O processo iniciou após Ludmila ter o título de doutorado anulado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela já recorreu na esfera administrativa e judiciária, mas perdeu e falou que vai seguir para segunda instância.