O campus de Pau dos Ferros/RN da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) vai pleitear junto ao Ministério da Educação a implantação do curso de Medicina no campus da cidade. Uma comissão da Universidade se reuniu nessa segunda-feira (7) para discutir o projeto.
De acordo com a proposta que está sendo elaborada, Pau dos Ferros atende todos os requisitos para ofertar o curso. “A Ufersa está preparada para receber o curso de Medicina, que será muito importante para a Região do Alto Oeste Potiguar. Pau dos Ferros atende a população de diversos estados, com a Paraíba e Ceará, além de municípios vizinhos. Então um curso como esse vai potencializar a saúde da Região, e a Ufersa está de portas abertas para receber”, afirma Reudsman Rolim, diretor do campus da Ufersa em Pau dos Ferros.
Os primeiros passos para elaboração do projeto começaram em 2014. Em 2018 a comissão chegou a entregar uma proposta de criação do curso para o MEC, mas nesse mesmo ano uma portaria do Governo Federal passou a proibir a abertura de novos cursos de Medicina em todo o país. A medida tinha duração de cinco anos, e deixou de valer em abril de 2023.
Com a mudança, a comissão da Universidade retomou os trabalhos e pretende entregar uma nova proposta para abertura do curso no campus de Pau dos Ferros ao atual ministro da Educação, Camilo Santana, que deve cumprir agenda no Rio Grande do Norte neste mês, juntamente com o presidente Lula.
Para o professor Gilton Sampaio, membro da comissão, o crescimento das redes de atenção à saúde, a demanda por médicos na região e a consolidação da Ufersa na cidade são pontos que revelam viabilidade técnica para implantação do curso no campus.
Com informações de Ivanucia Lopes