Hoje, lendo sobre filosofia, encontrei uma frase de um pensador grego chamado Epicuro. Fundador do Epicurismo, movimento filosófico baseado na identificação do bem. “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”.
Gosto de refletir à luz das mentes privilegiadas. Invisto sempre alguns minutos do meu dia para pensar nas minhas ações e em como tenho entregado minha energia aos que me cercam e que convivem comigo. Por vezes, reconheço o desânimo. Há dias em que a humanidade sugere uma impactante descrença. Mas aí eu respiro fundo e sorrio.
A paciência e a gentileza tornam mais leve o que a compreensão não alcança. Entendo que não são os dias de sol que nos ensinam como agir em meio à escuridão. Não são os caminhos sem pedras que nos fazem aprender a encarar os problemas. Não são os leais amigos que nos mostram como lidar com aqueles que testam nossos limites.
Crescer exige de nós disciplina, altruísmo, humildade, respeito, inteligência e amor ao que escolhemos fazer. A árvore mais alta é sempre a que o vento mais balança.