O campeonato estadual de futebol do Rio Grande do Norte este ano teve como campeão o América de Natal. O torneio definiu ABC e Potiguar de Mossoró (segundo e terceiro) como representantes na pré-Copa do Nordeste, e o Santa Cruz de Natal com vaga na série D do Brasileiro. O Alecrim acabou levando a pior e caiu para segunda divisão.
Mas uma coisa incomodou todos que fazem o futebol do estado, inclusive a Federação Norteriograndense de Futebol, a falta de datas. O campeonato 2023 começou em janeiro e só terminou no dia 06 de agosto, com o segundo jogo do rebaixamento (A final aconteceu em maio). Em grande parte, por falta de datas. As finais, por exemplo, aconteceram em quartas-feiras – que tradicionalmente leva menos público aos estádios do que decisões em fins de semana.
Proposta
Uma das soluções que estão em análise é começar o Campeonato estadual 2024, agora em dezembro de 2023. A ideia estudada prevê até 6 rodadas entre 3 de dezembro e o Natal. Isso deixaria livre outras 12 rodadas garantidas pela CBF para os estaduais.
O novo estadual pode ter uma mudança grande também na fórmula de disputa: A primeira parte do campeonato seria disputada por seis equipes: Potiguar de Mossoró, Santa Cruz de Natal, Potyguar de Currais Novos, Força e Luz, Globo e um time que chega da segunda divisão. América e ABC entrariam mais na frente, em outra etapa.
Isso acontece por que o América vai jogar a Copa do Nordeste, além disso, a FNF acredita que ABC e/ou Potiguar podem também avançar na competição que deixaria o calendário apertado. O ABC, diferente de outras equipes do estadual que já estão de férias, ainda disputa o Brasileiro serie B até o dia 25 de novembro.
A proposta tem outra vantagem; mais jogos para todos os outros times. No formato do estadual deste ano – metade das equipes disputaram apenas oito jogos e depois viveram uma longa inatividade. Alguns dirigentes entenderam que o torneio ficou curto para o esforço de montar uma equipe.
Mas tudo depende da assembleia com os clubes (que deve acontecer em breve, mas ainda sem data definida), caso eles não aceitem o novo formato, a ideia é repetir a fórmula deste ano, com o campeonato começando em janeiro de 2024, e apenas as 12 datas da CBF.
Sem ineditismo
Este formato, sem alguns clubes na primeira fase, já foi adotado pela FNF no estadual. Em 2014, o América e o Potiguar de Mossoró não participaram da chamada Copa FNF. Outros estados como Ceará e Rio Grande do Sul já usaram formatos que tiraram os times com mais calendário das primeiras fases do estadual.
Situação Curiosa
Caso, o novo campeonato seja adotado, o Alecrim Futebol Clube pode realizar um feito inédito: jogar no mesmo ano três estaduais (a primeira divisão de 2023 e 2024, e a segunda divisão de 2023). Pra isso o time vai ter que ser o melhor do que os outros seis que também disputam a segundona: Baraúnas, Mossoró, Laguna, Parnamirim, Riachuelo e Visão Celeste.