Cumprindo agenda pela primeira vez no terceiro mandato no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou as obras do Túnel Major Sales. O trecho faz parte do Ramal do Apodi, estrutura que compõe o Programa de Integração do São Francisco.
A visita ao túnel realizada com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da governadora Fátima Bezerra, foi seguida de discurso em palanque montado em Luís Gomes/RN.
O momento contou com a presença de autoridades, como prefeitos e deputados, além de apoiadores do presidente. Em discurso, Lula falou sobre o início do projeto de transposição do São Francisco e do dever do estado na garantia do acesso à água de qualidade para a população.
“Foi muito difícil fazer [a transposição]. Então quando eu venho para uma cidade como Luís Gomes, visitar um túnel que vai ter 6km de comprimento, que vai levar água para 54 cidades, eu fico realizado. Porque é um sonho realizado ver o povo nordestino tomar água tratada. A gente não pode ficar dependendo de carro-pipa”, disse o presidente.
A obra do Ramal do Apodi foi iniciada em junho de 2021, e atualmente está 27% concluída. A previsão é que a estrutura seja entregue em 2025, e beneficie 750 mil pessoas em 54 municípios do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. O investimento federal no empreendimento está estimado em R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.
Por meio do ramal, as águas do São Francisco serão transportadas, a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.
BARRAGEM DE OITICICA
Além da visita ao Túnel Major Sales, Lula falou sobre as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu. O presidente falou sobre o a importância do reservatório que será o terceiro maior do Rio Grande do Norte. Lula disse que a estrutura será concluída no ano que vem e afirmou que estará presente na entrega da obra.
A Barragem de Oiticica teve suas obras iniciadas em 2013, com previsão de capacidade de 550 milhões de metros cúbicos de água. Quando entregue, o reservatório irá beneficiar cerca de 800 mil habitantes em 43 municípios.