Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN) realizaram uma parada de advertência nesta quarta-feira (20), em todas as sedes do órgão no Estado, incluindo a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito de Mossoró (RN). A categoria suspendeu as atividades por 24h como forma de reinvindicação pela realização de um concurso público para o Departamento. Em Mossoró estão suspensos nesta quarta os serviços de vistoria veicular e CNH.
De acordo com os trabalhadores do Detran, o atual quadro de servidores é insuficiente para atender a demanda, que só conseguiria ser suprida com a contratação de mais funcionários a partir de um concurso público. De acordo com Alexandre Guedes, servidor do Detran, a realização do concurso foi acordada com o Governo do Estado ainda em 2019, durante um movimento grevista da categoria. “Esse acordo com o Executivo Estadual foi renovado em 2021 e, segundo o cronograma apresentado pelo Estado, os novos servidores já seriam nomeados no final de junho de 2022”, afirma Alexandre.
Além da realização do concurso, os servidores também reivindicam outras pautas como regulamentação do projeto de lei das gratificações, a correção da lei que se refere ao plano de saúde dos servidores e o pagamento de processos pendentes. “A gente teria inúmeras questões para realizar uma parada, com relação ao processos trabalhistas, à mudança de nível, de classe, até mesmo o pagamento de insalubridade que é direito dos servidores. Isso também poderia resultar em uma paralisação, embora o foco dos servidores hoje seja a questão estrutural, a questão física, a questão do atendimento ao público”, afirma Ítalo Falcão, servidor do Detran de Mossoró.